Últimas notícias

A SECRETÁRIA DE SAÚDE DE CONDE REALIZARÁ COMITÊ DE COMBATE A DENGUE


A secretária Municipal de Saúde da cidade de Conde na Paraíba realiza nesta terça-feira dia 09 na Camara Municipal Casa Cicero Leite nesta cidade ás 14hs, O COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL DE COMBATE A DENGUE. A secretária mobiliza a população para participar desse encontro. Todo cidadão condense deve fazer parte dessa campanha.
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Cuidar do meio ambiente é uma forma de conter a reprodução do mosquito Aedes aegypti, que infecta de 50 a 100 milhões de pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde. O Ministério do Meio Ambiente é membro do Grupo Interministerial, criado por determinação da presidenta Dilma Rousseff para executar, de forma integrada, ações de combate à doença em todo o País.

Um dos grandes problemas da dengue é que o mosquito Aedes aegypti se reproduz facilmente em qualquer recipiente com água armazenada. Assim, aquele copo de iogurte no lixão com água parada, serve de criadouro do mosquito da dengue. Com a destinação correta, ele será reciclado, protegendo o meio ambiente e melhorando a renda dos catadores de lixo.

O pneu descartado de qualquer maneira no meio ambiente é outro grande problema para o aumento do número de casos de dengue no País. Em 2010 foram registradas infecções em 4.007 municípios infestados por Aedes Aegypti.

Todo cuidado é pouco.

Ao utilizar medicamentos sem a orientação de um profissional de saúde, os sintomas de certas doenças, como a dengue, podem ser mascarados, o que dificulta o diagnóstico. O recomendável é procurar atendimento médico apropriado quando aparecerem os primeiros sintomas característicos da doença, como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo e no fundo dos olhos, náuseas, manchas vermelhas pelo corpo.
Alertamos o uso dos anti-inflamatórios não hormonais, como o ibuprofeno, o diclofenaco e a nimesulida, pois também possuem potencial hemorrágico. A automedicação hoje em dia está muito mais facilitada, principalmente pelo acesso ágil e fácil às informações via internet e outros meios de comunicação.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!