segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Obras da transposição avançam na Paraíba



As obras da integração das bacias do Rio São Francisco no eixo Norte, formado pelos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, já estão 44% concluídas. Em São José de Piranhas, no Alto Sertão, está sendo construído o maior túnel subterrâneo para transporte de água da América Latina, o Cuncas I, no lote 14 do Eixo.

O túnel começa em Mauriti (CE) e vai até São José de Piranhas (PB), totalizando 15 quilômetros, dos quais, mais de 200 metros já foram escavados.

Amanhã terá início a escavação do segundo túnel, o Cuncas II, que ligará São José de Piranhas e Cajazeiras, com cinco quilômetros de extensão. A obra, orçada em R$ 203 milhões, está prevista para ser concluída em dezembro de 2012 e irá beneficiar mais de 1,5 milhão de paraibanos de 36 cidades sertanejas. Já no eixo Leste, formado pela Paraíba e Pernambuco, a obra já tem 67% de conclusão.

Neste eixo, mais de um milhão de pessoas de 18 municípios do Cariri serão beneficiadas. As atividades da integração das bacias já estão gerando empregos e renda.

Governo quer integrar polícias nas capitais


O Governo Federal pretende expandir a criação dos centros integrados de comando das polícias para todas as capitais brasileiras, segundo informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), subordinada ao Ministério da Justiça. O governo já havia anunciado que as 12 cidades-sede da Copa contarão com os centros até o fim de 2012.

"Eficácia na segurança pública é a integração de fato das polícias brasileiras. Por isso, teremos até 2012 centros integrados nas 12 capitais-sede da Copa. E, correndo ao mesmo tempo, sem data precisa para concluir, mas concomitantemente, para as outras 15 capitais do país, integrando todo o sistema de segurança pública brasileiro", afirmou o major Alessandro Aragon, subsecretário nacional de Segurança Pública.

De acordo com Aragon, até janeiro de 2011, a previsão é de que todos os termos de referência para construção dos centros estejam assinados. Os documentos servirão para oficializar que as forças estaduais e federais trabalharão em conjunto.

premiados por boa gestão na merenda escolar

Três prefeitos paraibanos estão entre os 21 premiados esta semana pelo Ministério da Educação, através o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar por se destacarem em conduzir boas práticas na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Promovido pela organização não-governamental Ação Fome Zero, o prêmio tem por objetivo identificar e disseminar as experiências bem sucedidas na gestão do programa.

Confira os vencedores

Prêmios regionais

Centro-Oeste
Alto Horizonte-GO,Alto Taquari-MT,Goiatuba-GO,Lucas do Rio Verde-MT

Nordeste
Água Branca-PB,Aparecida-PB,Orós-CE,Poço Dantas-PB

Norte
Brasilândia do Tocantins-TO,Pimenta Bueno-RO

Sudeste
Belo Horizonte-MG,Itaguaí-RJ,Mogi das Cruzes-SP,São Gonçalo do Rio Abaixo-MG

Sul
Bocaina do Sul-SC,Francisco Alves-PR.

Governo da PB descumpre nova lei e cerca de 20 ‘fichas sujas’ são mantidos na administração

ficha-limpa-limpa_20100730_102459A Lei da Ficha Limpa sancionada pelo Governo do Estado no dia 22 de setembro (durante período eleitoral) parece ter sido totalmente esquecida. Dois meses e meio após a sanção da lei e, a menos de um mês de deixar o Palácio da Redenção, nenhum dos cerca de 20 auxiliares que se enquadrariam na nela foi exonerado pelo governador José Maranhão (PMDB).

A iniciativa do deputado Raniery Paulino (PMDB) mira nos ocupantes de cargos de confiança responsáveis por gerar despesas - secretários de Estado, diretores de empresas estatais, sociedades de economia mista, fundações e autarquias - no Estado da Paraíba. Quem responder a processo por contas rejeitadas nos tribunais de contas ou alguma condenação na Justiça fica enquadrado.

Pelo menos vinte auxiliares do atual governo seriam enquadrados na Lei da Ficha Limpa porque tiveram contas rejeitadas ou foram condenados nas diversas instâncias da Justiça.

Show com a banda "Os Gonzagas" e Feira de Escambo e Mangai são os destaques das comemorações do aniversário de 54 anos do município de Conde

  Feira de Escambo e Mangai e show com a banda “Os Gonzagas” são destaques nas comemorações dos 54 anos de Conde               ...