sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Tremor de terra de 4,5 graus atinge Brasília, Goiás e Tocantins


Um tremor de terra atingiu várias regiões de Brasília e parte de Goiás na tarde desta sexta-feira (8). A intensidade do tremor chegou a 4,5 graus na escala Richter, segundo informações do Observatório de Sismologia da UnB (Universidade de Brasília). O epicentro foi na região entre Tocantins e Goiás, próximo à cidade de Maria Rosa,na divisa de Goiás com Tocantis, há 550km de Brasília.

O tremor começou por volta das 17h e durou cerca de 30 segundos.

Vários prédios como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o TJ-DF (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) foram evacuados.

O serviço de Pesquisa Geológica dos EUA (USGS, na sigla em inglês) informou hoje que um tremor de magnitude 5.0 aconteceu às 17h16 (horário de Brasília) na região da divisa entre Goiás e Tocantins. O tremor ocorreu a uma profundidade de 14,8 km, com epicentro 75 km ao Norte de Uruacu (GO), 235 km ao Sul de Gurupis (TO), 255 km a Norte-Noroeste de Brasília e 275 km a Oeste-Sudoeste de Campos belos (GO).

Postada por Ana Maria Gomes

Família morre após descarga elétrica em cidade no RN


Três pessoas morreram, na manhã desta sexta-feira (8), depois de sofrerem uma descarga elétrica. As vítimas eram, segundo a polícia, da mesma família, sendo a mãe, de 50 anos, a filha, de 22 anos, e o padrasto, de 73 anos. Os corpos foram encontrados na casa em que a família morava, na cidade de Santo Antônio (RN).

"Uma vizinha ouviu um barulho e entrou na casa, mas já encontrou as vítimas mortas. Fomos chamados por populares e, ao chegar no local, comprovamos que as mortes foram causadas por uma descarga elétrica. Os corpos estavam perto de uma máquina de lavar roupa e de um arame, e estavam próximos entre si", diz ao G1 o sargento Roberto Luiz, comandante da Polícia Militar de Santo Antônio.

Postada por Ana Maria Gomes.

Onda de assalto na cidade de Conde


Onda de assalto na cidade de Conde, em menos de um mês uma lanchonete na rua Manuel Alves, principal do Loteamento Nossa Senhora da Conceição na cidade de Conde na Paraíba, foi mais uma vez assaltada na madrugada de hoje(08/10/10), os ladrões levaram tudo o que quiseram, fizeram um verdadeiro arrastão dentro da lanchonete, o proprietario nos relatou que os meliantes que segundo informações de populares foram três bandidos um deles esqueceu a sandália dentro do estabelecimento, e a única pista dos ladrões até agora é um chinelo.
Três residências também foram arrombadas, uma senhora que trabalha na capital para ganhar o seu pão de cada dia e só chega em casa a noite. Enquanto isso os ladrões se aproveitaram da ocasião para arrombar a residência dela. isso aconteceu já duas vezes, com a mesma.
Alguns moradores tem reclamado de assalto a mão armada.
Tudo leva a crer segundo relatos de moradores, os crimes são ocorridos por causa das drogas.
Redação da jornalista Ana Maria Gomes e fotos de Wagner Assunção

BANCARIOS CONTINUAM EM GREVE QUE JÁ PASSAM DOS 09 DIAS


A greve dos bancários no país fechou 8.280 agências nesta quinta-feira, o que representa 41,8% dos 19.800 postos existentes, segundo dados da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro).

O movimento entrou hoje no nono dia. Segundo o sindicato, a greve deste ano é a maior em 20 anos. Em 2009, os bancários paralisaram 7.222 unidades no dia de maior mobilização da greve.

São 557 agências fechadas a mais do que ontem. Em relação ao primeiro dia da greve, iniciada na última quarta-feira (29), o número é 114% superior.

De acordo com a confederação, a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) enviou uma carta à Contraf-CUT em resposta ao documento enviado na última segunda-feira, "sem apresentar nova proposta e nem marcar nova rodada de negociações".
A confederação diz que encaminhou novo ofício à Fenaban, propondo que marque data, local e horário para que os bancos possam apresentar uma proposta para acabar com a greve.

POSTADA POR ANA MARIA GOMES.


SARAMPO ATINGE PESSOAS DA CAPITAL E CIDADES VIZINHAS

O Ministério da Saúde recomenda a realização imediata de vacinação de todas as crianças de seis meses a 5 anos contra o sarampo em João Pessoa, capital da Paraíba, e municípios da região metropolitana, independentemente de já ter sido vacinada ou não contra a doença. A recomendação também prevê, ao mesmo tempo, a imunização de pessoas de 6 a 49 anos, mas somente daqueles que não tomaram a vacina tríplice viral anteriormente. Para reforçar a ação, está prevista ainda uma grande mobilização no próximo sábado, dia 9 de Outubro, o “Dia D” da vacinação contra o sarampo na região. Como reforço na preparação da estratégia, o Ministério da Saúde enviou às Secretarias de Saúde do Estado da Paraíba e do Município de João Pessoa equipe técnica, 150 mil doses da vacina tríplice viral, 100 mil agulhas e 100 mil seringas. Outras 100 mil doses serão enviadas esta semana.

Você sabe o que é o sarampo?

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo. No Brasil, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade não chega a 0,5%.

Quais os sintomas?

Altamente contagioso, o sarampo é propagado por meio das secreções mucosas (como a saliva, por exemplo) de indivíduos doentes para outros não-imunizados. O período de incubação dura entre oito e 13 dias. Depois começam a aparecer os principais sintomas, com o aparecimento de pequenas erupções na pele (exantemas) de cor avermelhada, febre alta, dor de cabeça, mal-estar e inflamação das vias respiratórias, com presença de catarro.

Como se transmite?

A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar.

Como tratar?

Não existe tratamento específico para o sarampo, apenas para os sintomas.

Como se prevenir?

A doença torna-se mais grave quando atinge mães em período de amamentação, crianças desnutridas e adultos Vacinar é o meio mais eficaz de prevenção contra o sarampo. A vacina está disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 12 meses de idade

Postada e adptada por Ana Maria Gomes.

Ricardo suspende agenda por conta do nascimento do filho

O candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), suspendeu as atividades de campanha desta quinta-feira (7), por conta do nascimento do seu segundo filho, Henri Bório Vieira Coutinho. O bebê nasceu às 13h30, no Hospital da Unimed, em João Pessoa, pesando 3,220 quilos e medindo 48 centímetros.

A jornalista Pâmela Bório teve parto cesariana e já está no apartamento do hospital. A cirurgia foi feita pelo médico obstetra Eduardo Sérgio. Mãe e bebê passam bem. Por equanto, só estão sendo permitidas as visitas de parentes e amigos próximos.

Postado por Ana Maria Gomes

Prefeita de Conde discute medidas para ampliar a segurança no município

  A prefeita de Conde Márcia Lucena reuniu-se na manhã desta terça-feira (5) com autoridades policiais do Estado para discutir a amp...