segunda-feira, 23 de agosto de 2010

PB participa de pesquisa do MS e Fiocruz sobre mortalidade infantil




A Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizam, a partir desta terça-feira (25), um levantamento sobre mortalidade em crianças menores de um ano de idade, em quatro municípios da Paraíba.

A pesquisa ‘Condições de nascimento, de assistência ao parto e aos menores de um ano em uma amostra de municípios de médio e pequeno porte nas regiões Norte, Nordeste do Brasil e no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais’ deverá ser concluída em 12 dias.

Foram escolhidos por amostragem na Paraíba os municípios de Pirpirituba, Logradouro, Itatuba e Pombal. Segundo a coordenadora da pesquisa de campo, Sônia Bittencourt, serão visitadas 36 famílias que registraram óbito em crianças com menos de um ano de idade, no ano 2008.

“Vai ser aplicado um questionário domiciliar para as mães de casos e controles. A unidade hospitalar também será visitada e terá sua estrutura avaliada”, explicou Sônia Bittencourt sobre um dos instrumentos utilizados no trabalho.

A pesquisa, que tem o apoio logístico da SES, vai ser acompanhada pela supervisora de Ações e Análises Epidemiológicas da Secretaria de Estado da Saúde, Ângela Pontes de Aquino. “A importância dessa pesquisa é que ela vai dar um subsídio para trabalharmos com os dados reais. Com isso, poderemos ter uma dimensão das ações e assistência que precisam ser planejadas”, acrescentou.

Pesquisa – Já foram realizadas as entrevistas nos estados do Ceará, Alagoas, Sergipe, Roraima e Tocantins. Atualmente, os trabalhos estão sendo feitos no Maranhão, Pará, Amazonas e Paraíba.

Ao todo, vão ser pesquisados 75 municípios de até 200.000 habitantes, localizados nas regiões Norte, Nordeste e no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais. O trabalho faz parte do projeto ‘Estimação da cobertura dos sistemas de informações sobre nascidos vivos (Sinasc) e sobre mortalidade (SIM) e da mortalidade infantil por unidade da Federação, 2008’.

POSTADA POR ANA MARIA GOMES.

Briga na Praça da Paz, na Capital, deixa dois menores gravemente feridos


Uma briga entre torcedores de duas facções do time do Botafogo da Paraíba na Praça da Paz, no Conjunto dos Bancários, em João Pessoa, neste domingo deixou um saldo de duas pessoas gravemente feridas. De acordo com a polícia, os dois são menores e foram agredidos a socos e ponta pés. Eles deram entrada para atendimento no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. As vítimas assistiam a um evento público que acontecia no local.

Facada

Uma mulher identificada apenas pelo pré-nome de Nilvanda deu entrada na madrugada desta segunda-feira (22), a 1h30, no Hospital de Emergência e Trauma , em João Pessoa. Ela foi vítima de arma branca em Mamanguape, cidade localizada na região do Litoral Norte da Paraíba.

De acordo com a polícia, o acusado da tentativa de homicídio é o marido dela, que encontra-se foragido. O caso aconteceu depois de uma discussão entre vítima e acusado dentro de casa, no Bairro do Areial, na cidade de Mamanguape. O golpe de faca atingiu Nilvanda no abdômen e ela continua internada no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na Capital.

Tiro na mão

O catador de lixo Ednaldo Barbosa Nunes, de 24 anos de idade, deu entrada para atendimento no Hospital de Emergência e Trauma , em João Pessoa. Ele foi baleado na mão esquerda durante uma abordagem que foi feita por dois homens enquanto trabalhava, no Bairro dso Ipês, na Capital.
De acordo com a polícia, após a prática da tentativa de homicídio, os dois desconhecidos fugiram em direção ao Bairro São José, levando o carro de coleta de lixo da vítima.

Postada por Ana Maria Gomes.

Maranhão tem 44,1% dos votos e Ricardo 31,7%; diferença entre os 2 candidatos é de 12,4 pontos

Se as eleições fossem hoje o candidato à reeleição, o governador José Maranhão (PMDB), levaria vantagem na disputa pelo comando do Governo do Estado da Paraíba. Pesquisa realizada pelo Instituto Índice revela que o peemedebista tem 44,1% das intenções de voto, enquanto o segundo colocado na disputa, Ricardo Coutinho (PSB), aparece com 31,7% das pretensões dos eleitores. A diferença entre os principais candidatos é de 12,4 pontos.
A candidata do PCO, Lourdes Sarmento, figura na pesquisa com 0,6% dos votos. Marcelino Rodrigues (PSTU) e Nelson Júnior (PSOL) estão empatados e aparecem com 0,5% das citações dos entrevistados. Francisco Oliveira (PCB) figura com 0,1% dos votos.

Do total dos eleitores abordados, 3,1% declararam que pretendem anular o voto ou votar em branco, enquanto 3% disseram que não votarão em nenhum dos seis candidatos. O restante dos pesquisados, o que corresponde a 16,5% dos eleitores, informou não saber em quem votas nas eleições de outubro próximo.

A consulta foi realizada nos dias 14 e 15 de agosto deste ano. Ao todo, foram ouvidos 1.080 eleitores, distribuídos em 60 municípios. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

POSTADA POR ANA MARIA GOMES.

Oposição aciona situação por causa do girassol dentro do vaso sujo


O jurídico da coligação “Uma Nova Paraíba”, encabeçada pelo candidato Ricardo Coutinho (PSB), acionou a Justiça Eleitoral com um pedido de direito de resposta no horário da coligação adversária. A queixa é sobre a mistura da água suja, em que é depositado no vaso um girasol, símbolo da campanha socialista ao governo do Estado.

“Esta é uma ação de uma série que o nosso jurídico está acionando a Justiça Eleitoral”, afirmou o advogado Ricardo Sérvulo.

Ele disse que a confecção das peças do guia eleitoral está sob o comando dos advogados Fábio Andrade e Fábio Barros. A reportagem do Paraíba.com tentou falar com eles, por telefone, mas não atenderam a ligação.

De acordo com Sérvulo, pelo menos 20 representações estão sendo, ou já foram acionadas, contra a candidatura de situação na primeira semana de exibição do guia eleitoral no rádio e na televisão.

POSTADA POR ANA MARIA GOMES.

Vereadores de oposição de Alhandra fazem duras cobranças ao prefeito Renato Mendes

O vereador Edielson Nunes do PMDB da cidade de Alhandra usou da tribuna da casa na noite desta segunda-feira (20.11), cobrando ...