quinta-feira, 1 de julho de 2010

29 municípios da PB devem ficar sem verbas federais

LOGO ABAIXO VOCÊ VÊ A RELAÇÃO DAS CIDADES DA PARAÍBA QUE DEVEM FICAR SEM VERBAS FEDERAIS.

Vinte e nove municípios paraibanos ainda não entregaram à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) os seus balanços orçamentários de 2009, conforme previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A Paraíba é o sétimo Estado brasileiro com o maior número de prefeituras pendentes.O prazo para envio terminou no dia 30 de abril, mas os municípios continuam sem enviar os dados e o não cumprimento dessa exigência deixa a prefeitura impossibilitada de receber transferências voluntárias da União.Essa responsabilidade está determinada no artigo 51 da LRF. O objetivo é criar condições para que a STN disponha das informações contábeis e orçamentárias de todos os entes da federação – União, Estados e Municípios - e possa consolidar as chamadas contas do setor público. O levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que 415 Municípios ainda não entregaram os seus balanços orçamentários de 2009à Secretaria do Tesouro Nacional. VEJA A RELAÇÃO DOS MUNICIPIOS DA PARAÍBA QUE DEVEM FICAR SEM VERBAS FEDERAIS:
ALGODÃO DE JANDAIRA, ALHANDRA, AREIA DE BARAÚNAS, AREIA, BAYEUX, BOM JESUS CAAPORÃ, CALDAS BRANDÃO, CATURITÉ, CONGO, CUBATI, CUITÉ DE MAMANGUAPE, FREI MARTINHO, ITAPOROROCA,ITATUBA, JURU, LAGOA SECA, NATUBA, NOVA OLINDA, PITIMBU,PRINCESA ISABEL, SANTA HELENA, SANTA INÊS, SANTANA DOS GARROTES ,SÃO DOMINGOS DO CARIRI, SÃO JOSÉ DOS RAM0S,SÃO MIGUEL DE TAIPU E TENÓRIO.
DA REDAÇÃO ANA GOMES.

Concursados exigem convocação de todos os aprovados


Com a homologação do resultado final do concurso da Polícia Civil da Paraíba, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (30), os candidatos aprovados agora travam uma nova briga: conseguir serem convocados para o curso de formação. O problema é que, de acordo com a Comissão de Concursados, a nomeação das pessoas aprovadas depende da publicação da convocação das matrículas para o curso de formação que ainda não saiu.

Além disso, os representantes dos concursados receberam a informação de que o Governo Estadual só deve convocar 350 pessoas, quando o número de vagas abertas em edital foi de 1.162. Os dirigentes da Comissão exigem do governador José Maranhão que todos os aprovados sejam convocados, caso contrário, a decisão de realizar a “Caravana da Insegurança” será mantida.

Conforme informações da Comissão de Concursados, essa convocação também tem que ser publicada em Diário Oficial para que, assim, os aprovados possam fazer sua matrícula para o curso de formação que deve ser realizado na Academia de Polícia (Acadepol), com duração de quatro meses.

DA REDAÇÃO ANA GOMES.

Ricardo Coutinho anuncia Rômulo Gouveia como vice em convenção



Foi pelo Twitter que o ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB) oficializou, mesmo antes da convenção, o deputado Rômulo Gouveia (PSDB) como seu vice na disputa pelo governo do Estado nas eleições de outubro. "Rumo à convenção do PSB e rumo à vitoria. Clube Cabo Branco. Gostei do meu vice-governador: Rômulo Gouveia". A informação foi oficializada momentos depois, já no encontro e com a presença dos candidatos.

No Clube Cabo Branco, onde PSB e DEM se reuniram para oficializar seus candidatos, material de campanha de Ney Suassuna para o Senado circulou entre as pessoas. Candidatura esta foi oficializada minutos depois, quando Ney chegou ao clube junto com os demais candidatos.
DA REDAÇÃO ANA GOMES.

PMDB oficializa vice e lança Vital e Wilson Santiago para Senado



A convenção do PMDB na noite desta quarta-feira (30) não trouxe surpresas e confirmou Rodrigo Soares (PT) como candidato a vice do governador José Maranhão (PMDB) e os deputados Vitalzinho e Wilson Santiago como candidatos ao Senado.

Escolhido para ser o representante do Partido dos Trabalhadores, o deputado Rodrigo Soares é a garantia que o PT terá espaço reservado num possível novo governo de Maranhão. É também a garantia de que a candidata à presidência Dilma Roussef e o presidente Lula integrem a propaganda eleitoral do PMDB local.
DA REDAÇÃO ANA GOMES.

Gêmeas atacadas por raposa terão cicatrizes permanentes, diz cirurgião


As irmãs gêmeas que foram atacadas por uma raposa no leste de Londres devem ficar com cicatrizes permanentes, de acordo com o cirurgião plástico que as operou.

Apesar disso, os pais, Pauline e Nick Koupparis, afirmaram à BBC que Lola e Isabella se recuperam bem do ataque no dia 5 de junho.

O ataque aconteceu quando o casal via televisão com o filho de 4 anos no andar debaixo.

No entanto, Isabella deve voltar à mesa de operações por causa dos ferimentos no braço.

Pauline Koupparis afirmou que inicialmente eles temiam que Lola fosse perder o olho, já que foi mordida no rosto.

O cirurgião plástico Raj Ragoowansi afirmou que as mordidas de Isabella são as mais graves que já viu em toda sua carreira - repleta de casos de pessoas atacadas por cães.

Ele afirmou que a menina vai precisar de novas operações até a adolescênciaAmbas já se recuperam em casa, depois de terem passado dias na unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital para crianças de Great Ormond Street, em Londres.
DA REDAÇÃO ANA MARIA GOMES.

Homem agride ex-namorada com fio de energia no interior de SP


A jovem de 21 anos tem hematomas por todo o corpo. Ela contou que o motivo da agressão foi o rapaz não aceitar o fim do relacionamento, que durou cinco meses. Ela disse que sofreu ameaças de morte, apanhou também com cabo de vassoura e ficou refém do estudante, de 36 anos, durante três dias. Ele confessou o crime.
DA REDAÇÃO A JORNALISTA ANA MARIA GOMES.

Poluição do Ar



ERA UMA VEZ UMA CIDADE SEM POLUIÇÃO, AI VEIO O PROGRESSO E JUNTO COM ELE AS FABRICAS QUE DERRAMARAM SEUS RESTOS E POLUEM NÃO SÓ O NOSSO AR COMO TAMBÊM OS NOSSOS RIOS. QUEM NOS DERA UM DIA VIVER O PROGRESSO SEM POLUIÇÃO, SERIA UMA VERDADEIRA ÚTOPIA?

Poluição do Ar

É pela presença de gases tóxicos e partículas líquidas ou sólidas no ar.

Os escapamentos dos veículos, as chaminés das fábricas, as queimadas estão constantemente lançando no ar grandes quantidades de substâncias prejudiciais à saúde.

As causas da Poluição Atmosférica

Nos grandes centros urbanos e industriais tornam-se freqüentes os dias em que a poluição atinge níveis críticos.

Os escapamentos dos veículos automotores emitem gases como o monóxido (CO) e o dióxido de carbono (CO2 ), o óxido de nitrogênio (NO), o dióxido de enxofre (SO2 ) e os hidrocarbonetos. As fábricas de papel e cimento, indústrias químicas, refinarias e as siderúrgicas emitem óxidos sulfúricos, óxidos de nitrogênio, enxofre, partículas metálicas (chumbo, níquel e zinco) e substâncias usadas na fabricação de inseticidas.

Produtos como os aerossóis, espumas plásticas, alguns tipos de extintores de incêndio, materiais de isolamento de construção, buzinas de barcos, espumas para embalagem de alimentos, entre vários outros liberam clorofluorcarbonos (CFCs).

Todos esses poluentes são resultantes das atividades humanas e são lançados na atmosfera.

A emissão excessiva de poluentes tem provocado sérios danos à saúde como problemas respiratórios (Bronquite crônica e asma), alergias, lesões degenerativas no sistema nervoso ou em órgãos vitais e até câncer. Esses distúrbios agravam-se pela ausência de ventos e no inverno com o fenômeno da inversão térmica (ocorre quando uma camada de ar frio forma uma parede na atmosfera que impede a passagem do ar quente e a dispersão dos poluentes). Morreram em decorrência desse fenômeno cerca de 4.000 pessoas em Londres no ano de 1952.
Da redação a jornalista Ana Maria Gomes DRT 2.976

COPA DO MUNDO Brasil e Holanda, nesta sexta-feira

É O BRASILEIRO DE OLHO NA COPA, BRASIIIIIL


A Fifa divulgou a lista oficial de árbitros escalados para as partidas das quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul, e determinou que o japonês Yuichi Nishimura será o responsável pela partida entre Brasil e Holanda, nesta sexta-feira (2), às 11h (horário de Brasília).

Ainda na sexta, às 15h30, o português Olegário Benquerença apita o confronto entre Uruguai e Gana. Os vencedores destas duas partidas fazem um confronto da semifinal.

A outra semifinal será realizada entre os vencedores dos jogos de sábado. Às 11h, Argentina e Alemanha jogam com arbitragem do uzbeque Ravshan Irmatov. Paraguai e Espanha entram em campo às 15h30, e o árbitro será o guatemalteco Carlos Batres.

DA REDAÇÃO A JORNALISTA ANA MARIA GOMES.

João Pessoa é a capital do Nordeste com mais vítimas de bullying




Três em cada dez estudantes do 9° ano do ensino fundamental (antiga 8a série) já foram vítimas de bullying, em escolas públicas ou particulares localizadas em João Pessoa. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, divulgada este mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 32,2% dos estudantes pessoenses entrevistados disseram ter sofrido bullying na escola. A pesquisa aponta João Pessoa como a capital que lidera o ranking das vítimas de bullying, no Nordeste. Em todo o País, o município ocupa o 6o lugar, atrás do Distrito Federal (com 35,6% de vítimas), Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre.

Na avaliação do promotor de Justiça da Infância e Juventude Alley Escorel, a situação poderia ser ainda pior. “Se já não tivesse ocorrido durante esses dois últimos anos um trabalho forte e preventivo de conscientização e sensibilização de pais, alunos, gestores da área educacional sobre o bullying, a situação estaria muito pior. João Pessoa também é a primeira Capital do País que tem uma legislação de combate e enfrentamento ao bullying. Saímos na frente com a legislação e o Ministério Público tem feito um trabalho de fiscalização constante para garantir o cumprimento da lei e do termo de ajustamento de conduta celebrado com as escolas”, disse.

Para combater o bullying no ambiente escolar, a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de João Pessoa firmou termo de ajustamento de conduta (TAC) com as secretarias de educação da Paraíba e de João Pessoa e com os proprietários das escolas particulares. O TAC estabelece que as escolas devem atender às determinações da lei estadual e municipal “antibullying” e adequar seus regimentos para desenvolver a cultura de paz e combater a esse tipo de violência. As unidades de ensino também devem desenvolver campanhas preventivas sobre o bullying.

Além do TAC, o MPPB tem promovido palestras sobre o assunto. Entre setembro e dezembro de 2009, técnicos da promotoria de Justiça da Infância e Juventude e promotores de Justiça visitaram 12 escolas (dez particulares e duas municipais), na Capital, para divulgar as “leis antibullying” em vigor e para esclarecer pais, funcionários e educadores sobre o bullying.

O que é bullying?

O bullying é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente dentro de uma relação desigual de poder, de forma a intimidar a vítima. Essas ações são adotadas por um ou mais alunos contra outro ou outros estudantes, causando dor, angústia e sofrimento.
DA REDAÇÃO A JORNALISTA ANA MARIA GOMES.

Polícia apreende 18 quilos de drogas enterradas dentro de tonel

    Políciais militares da Força Tática do 7º Batalhão aprenderam, neste domingo (22), aproximadamente 18 kg de uma substância se...