quarta-feira, 14 de abril de 2010

FOGO NO PREDIO DO HOSPITAL LACTARIO


Um incêndio ocorreu na manhã desta quarta-feira (14) no antigo Lactário, nas proximidades do Hospital Infantil, no bairro de Cruz das Armas. O fogo teve início às 10h17 e o Corpo de Bombeiros controlo o fogo logo após chega ao local.De acordo com informações do Centro Integrado de Operações Especiais (Ciop), o fogo começou em um dijuntor após um curto-circuito na antiga instalação elétrica do prédio. Muitos curiosos foram até o local para acompar a operação do Bomneiros. Ainda não há informações sobre vítimas. redação de ana maria gomes

Em Bayeux: ex-travesti que vira pastor é tema de filme neste sábado (17)


A vida de um ex-travesti de uma infância miserável, marcada pelo trabalho semiescravo e pela mendicância, à prostituição nas ruas da capital da Paraíba e sua conversão em pastor evangélico será a atração deste sábado (17 ) do cineclube Atitude Cultural. O filme “O Rebeliado” (Doc – PB – 70 min) será exibido às 20hs, no Salão de Eventos da Paróquia Sagrada Família, situada no bairro Jardim Aeroporto, em Bayeux. A entrada custará apenas 1Kg de alimento não perecível.

“O Rebeliado” é o primeiro longa-metragem do diretor Bertrand Lira, captado em mini-dv, a partir de junho de 2006, seis meses antes de sua aprovação no edital do Fundo Municipal de Cultura (FMC) que permitiu a realização do filme e a produção de mil cópias em DVD. redação de Ana Maria Gomes

PBTUR apóia São João Rural de Gramame


Com o apoio do Governo do Estado, através da PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo), a escola Viva Olho do Tempo realizará no próximo dia 25 mais uma etapa do 5º São João Rural do Vale do Gramame. O evento será grátis e acontecerá em Gramame. O início da festa está marcado para às 18h.

Shows de forró pé de serra, quadrilhas, cirandas, cocos e venda de comidas típicas marcam o São João Rural, que teve inicio no mês de março e prossegue até o mês de junho. De 17 de abril a 22 de maio os festejos acontecerão nas comunidades de Gramame e Mituaçu. O dia de São Antônio, 12, será comemorado na comunidade do Engenho Velho; o São João, 24, na comunidade Gramame; já o São Pedro, 29, será realizado em Mituaçu, encerrando os festejos juninos. redação de Ana Maria Gomes

Parabêns para bruno pelos seus 28 aninhos que fofinho, que lindão!


Bruno Gagliasso ficou mais velho na terça-feira (13).
Para festejar seus 28 anos, o marido de Giovanna Ewbank reuniu amigos e parentes para um jantar em sua residência.
E olha que ele deve ter recebido muitos presentes, viu? Assim que chegou no local, ele já carregava rosas vermelhas. redação de Ana Maria Gomes e Larissa Gomes

Epa! Morango divulga foto dando amasso em mulher


Para quem queria ver Morango com outra, aí vai uma foto!
Como terça-feira (13) foi o Dia do Beijo, a ex-BBB resolveu postar em seu Twitter uma imagem onde aparece no maior amasso com outra mulher. “Gente, essa foto tem um tempo", desconversou. redação de Ana Maria Gomes

Roberto Carlos ainda está em busca da canção perfeita


Uma de suas canções foi dedicada ao Papa e muitas de suas músicas são sucesso na internet. Ainda assim, Roberto Carlos diz que está em busca da "canção perfeita" --mesmo depois de cinco décadas de carreira.

Em entrevista à Associated Press em Miami, o cantor disse que "gostaria de fazer uma grande canção romântica --uma que diga coisas que ainda não foram ditas".

Roberto Carlos, que completa 69 anos no dia 19 de abril, vai passar por Nova York, Los Angeles e outras cidades dos Estados Unidos com a turnê que celebra seus 50 anos de carreira.

Autor de inúmeros sucessos em português e espanhol, Roberto Carlos teve a canção "Amigo" utilizada em homenagem ao Papa João Paulo 2º quando o religioso visitou o México.reportagem de Ana MAria Gomes

DILMA ROUSSEFF E JOSE SERRA CANDIDATOS A PRESIDENTES AMBOS EMFRENTAM problemas para montar palanque em estados



A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, está com problemas na montagem de palanques em 15 Estados, que abrigam 63% do eleitorado. E alguns são muito sérios, como Bahia, Maranhão e Pará. O número de Estados é exatamente o mesmo em que seu principal rival, o tucano José Serra, já tem palanques prontos. Um dos problemas de formação de palanque para Serra está na Paraíba com a indefinição do apoio do PSDB.

Uma ala dos tucanos defende uma candidatura própria até mesmo para fortalecer o palanque do presidenciável, mas outra ala defende uma aliança com o socialista Ricardo Coutinho que por sua vez já anuncia apoio a pré-candidata do PT Dilma Rousseff.

Os percalços no caminho das coligações que vão apoiar Dilma são maiores e a explicação é simples, de acordo com políticos ligados às duas campanhas: o arco de partidos que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta cooptar para a ex-ministra é superior a dez, muito maior do que os três que apoiam Serra - PSDB, DEM e PPS. E, como dificuldade adicional, PT e PMDB, hoje unidos pela cúpula, são partidos que possuem um histórico de trombada em vários Estados.

É natural, portanto, que os desentendimentos nesse quadro complexo sejam maiores na base do governo. O que não é natural é a demora na definição dos palanques. Mais de dois anos depois do lançamento da candidatura de Dilma por Lula, em vez de ser resolvido, o problema tem se agravado em alguns Estados.

Já a demora na definição de Serra em se tornar pré-candidato, embora tenha levado aliados como o DEM ao desespero, não atrapalhou a montagem de seus palanques. O PSDB deverá ter candidatos próprios em 15 Estados e garantia de aliança em 23 das unidades da Federação. Só enfrenta dificuldades no Distrito Federal, Rio, Paraíba e Santa Catarina, que somam 13,3% do eleitorado.

Ceará. A aliança que foi feita em 2006, com o PT prestando apoio à eleição do governador Cid Gomes, do PSB, está ameaçada. Como os petistas cearenses cogitassem lançar uma candidatura contra o antigo aliado, Dilma e o presidente do PT, José Eduardo Dutra, passaram os últimos dois dias tentando contornar o impasse no Estado.

Depois de ver-se boicotada por Cid Gomes durante sessão da Câmara Municipal de Fortaleza de segunda-feira à noite, em que recebeu o título de cidadã da cidade, Dilma procurou ontem o governador. Levou Dutra. A dupla prometeu não abandonar o irmão do deputado Ciro Gomes - que apesar de aliado de Lula mantém a intenção de disputar a Presidência pelo PSB.

No Maranhão o PT busca uma saída para controlar o grupo do deputado Domingos Dutra, que comanda a oposição à governadora Roseana Sarney, do PMDB, e o apoio à chapa do comunista Flávio Dino. O PT tenta não fazer intervenção no diretório do Maranhão, para não agravar a crise.

Cenário favorável. Levantamento feito pelo PSDB aponta oito candidatos da coligação PSDB, DEM e PPS em condições de vencer se as eleições fossem hoje. Eles estão nos Estados de São Paulo, Paraná, Goiás, Alagoas, Tocantins, Roraima, Pará e Piauí. Não significa que o voto em um aliado de Serra vá se reverter para o candidato, pois o Brasil tem muitos antecedentes em contrário. Os votos em Fernando Collor, em 1989, e no próprio Lula, em 2002 e 2006, mostram que o eleitor não vincula o candidato local ao presidencial.

A maior bancada de governadores do PSDB teve sete integrantes, eleitos em 1998, façanha repetida pela legenda em 2002, quando Lula foi eleito presidente. Na reeleição de Lula, em 2006, os tucanos elegeram quatro governadores. Um deles, Cássio Cunha Lima, da Paraíba, acabou cassado em novembro de 2008, por abuso de poder econômico na campanha.reportagem de Ana Maria Gomes

Polícia investiga troca de crianças em Goiânia


Mulher descobriu que criou filho de outra pessoa.
Enfermeira investigada em 2008 é suspeita de estar envolvida no caso.
Depois de um ano, um casal de Goiânia descobriu que o filho criado por eles não era deles. E, para piorar, o marido, desconfiado de traição, deixou a mulher.

A jovem de 22 anos, que não quer mostrar o rosto, teve o casamento destruído e até perdeu o emprego por causa de uma desconfiança: a paternidade do filho de apenas um ano. “Disseram que ele não era filho do meu esposo, por ele ser branco e não parecer com a família”.

Depois de abandonada pelo marido, ela resolveu pedir o exame de DNA para provar que o filho era dele. Mas o resultado trouxe uma surpresa e mais sofrimento. “Estava assim: ‘não são pais biológicos da criança’. Entrei em estado de choque. Comecei a chorar”.

A suspeita é a de que o bebê foi trocado no Hospital Santa Lúcia, na região central de Goiânia. A direção do estabelecimento não quis gravar entrevista, mas divulgou nota afirmando que está ajudando nas investigações e repassou a polícia a lista de todos os funcionários que trabalharam no complexo no dia do parto e também das mães que deram a luz no mesmo dia.

Nesta quarta-feira (14) deve sair o resultado do exame de DNA de uma outra criança que pode ser o filho biológico da jovem.

Suspeita de outras trocas
Se for confirmada a troca, esta não será a primeira vez que um crime de substituição de recém-nascido acontece no mesmo hospital: em 2008, outros dois bebês foram trocados. Uma enfermeira foi indiciada. A suspeita da polícia é de que ela também está envolvida neste caso, já que na época ainda trabalhava no hospital.

“A pessoa acusada pela troca, que já foi investigada, pode ser também responsável por este fato que está agora sendo investigado, já que ela trabalhou na noite que estas crianças nasceram e no dia seguinte também estava no hospital. Portanto pode ser novamente responsável pela troca das crianças”, suspeita a delegada Adriana Accorsi. REPORTAGEM DE ANA Mª GOMES

Americano pretende atravessar Canal da Mancha preso a balões


Jonathan Trappe já está fazendo os últimos testes para atravessar o Canal da Mancha em junho deste ano preso somente a balões de hélio. No último final de semana, o americano sobrevoou sua casa no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

O americano estima que o trajeto entre Inglaterra e França leve 14 horas. Ele estará a mais de dois mil metros de altura e vai sobrevoar uma distância de aproximadamente 35 km.

Para isso, Jonathan Trappe usará 57 balões de festa preenchidos com gás hélio, e fará o pouso estourando alguns balões com um canivete.

"O voo do final de semana foi para testar todo o sistema e tenho certeza de que tudo dará certo em junho", afirmou Trappe ao tabloide inglês "The Sun".REPORTAGEM DE ANA Mª GOMES

Chega a 400 o número de mortos após terremoto na China, diz agência estatal


O número de mortos do terremoto que abalou nesta quarta-feira (14) a província de Qinghai, no noroeste da China, foi atualizado para 400, informa a agência oficial Xinhua.

O número de feridos também foi atualizado e deve ultrapassar 8 mil pessoas. A estimativa das autoridades, segundo a mesma agência estatal, é que o tremor deixará ao menos 10 mil feridos.

A região atingida faz fronteira com o Tibete, é uma área rural montanhosa e habitada por camponeses, nômades mongóis e tibetanos.
Segundo o Instituto Geológico americano (USGS), o tremor teve magnitude de 6,9, com epicentro situado 380 km a sudeste da cidade de Golmud, a uma profundidade de 46 km. O USGS informou ainda que ocorreram quatro tremores secundários, de 5,3, 5,2, 5,8 e 4,8 de magnitude, na meia hora posterior ao terremoto principal.
As autoridades chinesas, no entanto, informaram que o abalo, que ocorreu às 7h49 locais (20h49 de terça-feira, 13, em Brasília), foi de magnitude 7,1.Cerca de 700 soldados e voluntários vasculham os escombros à procura de sobreviventes. O governo informou que mais 1.000 soldados e 5.000 socorristas serão enviados aos pontos atingidos pelo abalo. REPORTAGEM DE ANA MARIA GOMES

Governo do Estado não assina convênio de biodiesel e impede criação de 25 mil empregos


Apesar da aprovação de prefeitos para que o Governo do Estado firme convênio com uma empresa responsável por transformar o pinhão manso em biodiesel, no Sertão paraibano, projeto que é conhecido pelo nome de “Biodiesel da Paraíba”, o Governo “empacou” o projeto e não assinou o convênio. Se tivesse dado seguimento com assinatura, 25 mil famílias seriam beneficiadas com empregos diretos e indiretos.

De acordo com Rita Medeiros, acionista da empresa Bionor, instalada em Cajazeiras há aproximadamente três anos, o projeto já foi apresentado ao presidente Lula (PT), e recebeu a aprovação, inclusive, da ex- ministra Dilma Rouseff (PT). Porém, há um ano, o Governo do Estado não dá atenção ao projeto, que beneficiaria 93 municípios da Paraíba.

O biodiesel é um combustível renovável produzido a partir do pinhão manso, além de ser uma tecnologia limpa, não polui o meio ambiente e não gera aumento dos custos do combustível. Um dos principais benefícios para o consumidor é a qualidade do produto, porque o produto reduz o teor de enxofre e amplia a lubrificação dos motores.REPORTAGEM DE ANA M[ GOMES

Cobra de mais de 6 metros é encontrada em parque na Califórnia



Uma píton birmanesa de mais de seis metros de comprimento e 27 quilos foi capturada na última sexta-feira em um parque no condado de Riverside, no estado da Califórnia (EUA), segundo reportagem da emissora de TV "KTLA". A americana Kristina Hillegart, funcionária de um centro de controle de animais do condado de Riverside, apelidou a cobra de "Monstro do Lago Evans", em uma alusão ao “Monstro do Lago Ness”, na Escócia.
Ela disse que a cobra deve ter sido solta no parque por alguém que não conseguia mais mantê-la, porque ela estava muito grande. Se ninguém aparecer para buscar a píton, ela será entregue a um centro especializado em cuidar de animais de estimação exóticos. DE REDAÇÃO WAGNER ASSUNÇÃO