segunda-feira, 5 de abril de 2010

Terremoto ainge o norte do México e a Califórnia nos EUA


Um terremoto de 7,2 graus na escala Richter, com epicentro na região de Tijuana, no México, atingiu o Estado mexicano da Baixa Califórnia e foi sentido em cidades dos Estados Unidos próximas à fronteira entre os dois países, neste domingo (4). O governo da Baixa Califórnia decretou estado de emergência em Mexicali, cidade mais afetada pelo tremor.
O diretor da Defesa Civil do Estado mexicano, Alfredo Escobedo, informou que duas pessoas morreram em Mexicali. Uma das vítimas foi soterrada na queda de um edifício e a outra, atropelada ao sair correndo para rua com medo de sua casa desabar. O oficial também afirmou que outras cem pessoas ficaram feridas na cidade, mas não detalhou a gravidade do estado das vítimas. Embora o tremor tenha sido sentido nos Estados americanos da Califórnia e do Arizona, não há notícias de feridos nessas regiões.
Inicialmente, o USGS (Serviço Geológico dos EUA) divulgou que a intensidade do tremor era de 6,9 graus na escala Richter, mas a magnitude foi recalculada minutos mais tarde. Nenhum alerta de tsunami foi emitido, segundo o Centro de Alerta de Tsunami dos EUA.
O tremor ocorreu às 14h40 locais (18h40 em Brasília) e o epicentro foi registrado 175 km a sudeste da cidade de Tijuana.
Segundo a agência de notícias Reuters, houve registros de pessoas presas em elevadores, apagões e paredes caídas na cidade de Mexicali, capital do Estado da Baixa Califórnia.

VEJA TAMBÉM
Número de feridos pelo terremoto no México passa de 200
Terremoto de magnitude 5,9 atinge costa norte das Filipinas

Em San Diego e Los Angeles, nos EUA, não há registros de grandes danos. Segundo a imprensa local, o tremor fez balançar edifícios nas duas cidades californianas e até em Phoenix, no vizinho Estado do Arizona. De acordo com sismólogos ouvidos pelo jornal Los Angeles Times, o terremoto deste domingo foi o mais forte em quase duas décadas na região. Cerca de 20 milhões de moradores dos dois lados da fronteira podem ter sentido o tremor.

Cerca de 35 minutos após o primeiro abalo, outro tremor, com epicentro na cidade de Imperial, nos Estados Unidos, a poucos quilômetros da fronteira mexicana, assustou os moradores da região. O segundo terremoto teve intensidade de 5,4 graus na escala Richter.

Outros cinco tremores mais leve atingiram a região em seguida, dos dois lados da fronteira, em menos de uma hora depois do terremoto de 7,2 graus.



Projeto que limita circulação de cães e reprodução de pit bulls divide opiniões


Um projeto de lei envolvendo cães considerados agressivos está gerando polêmica e dividindo opiniões de especialistas e donos. A proposta do senador Valter Pereira (PMDB), que ainda não foi aprovada pelo Senado, pretende limitar a circulação de 17 raças de cães, exigindo que eles só sejam levados a locais públicos com focinheiras, coleiras e guia. O projeto proíbe também a reprodução de cães da raça pit bull.

Se for aprovado, o projeto, que aguarda julgamento na Comissão de Constituição e Justiça, veda a circulação dos cães de algumas raças em locais públicos sem coleira e focinheira. O descumprimento dessa determinação leva à apreensão do animal, que só será liberado após pagamento de multa de R$ 100.

São considerados cães de guarda “perigosos”, segundo o projeto, os cachorros das raças rottweiler, fila brasileiro, pastor alemão, mastim, dobermann, pit bull, schnauzer gigante, akita, boxer, bullmastiff, cane corso, dogo argentino, dogue bordeaux, cão das montanhas dos pireneus, komondor, kuvasz e mastiff. DA REDAÇÃO WGNER ASSUNÃO


Um internauta de Campina Grande, fotografou um acidente em que uma moto foi esmagada por um ônibus. E apesar de não revelar muitos detalhes, ele garante que ninguém ficou ferido. Confira as imagens abaixo. DA REDAÇÃO WAGNER ASSUNÇÃO

Vacinação de jovens contra nova gripe começa nesta segunda


Eles são jovens saudáveis de 20 a 29 anos de idade, estudantes, donas de casa, executivos e funcionários em início de carreira, sem grandes preocupações com a saúde. Trabalham muito e têm pouco tempo disponível. São também, estima-se, 35 milhões de pessoas, o maior público-alvo da terceira etapa da megacampanha de vacinação contra a nova gripe, que começa na segunda-feira (5), e atende justamente a essa faixa etária. O público poderá ser imunizado até o dia 23 deste mês.

A meta da campanha é atingir 80% dos grupos de maior risco para adoecer e morrer pela nova gripe - caso das pessoas de 20 a 29 anos. A intenção do Ministério da Saúde não é evitar a transmissão, já que o vírus está disseminado globalmente desde o ano passado, mas evitar mortes provocadas pela doença.

Segundo avaliação de especialistas e do Ministério, diferentemente de outros públicos da campanha de vacinação, como doentes crônicos, crianças e gestantes - que frequentam com maior assiduidade serviços de saúde -, jovens saudáveis são um público difícil de alcançar em uma estratégia de imunização.

EM GURUGI: Programa Cidadão atende a população de Conde dia 07/12

O Programa Cidadão, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) em parceria com a Prefeitura Municipal de ...