Últimas notícias

Lei que troca doação de sangue por ingresso de futebol causa polêmica


‘Doe sangue pelo seu time’ é a frase da campanha que a Lei estadual 5.816/10 instituiu desde o dia 8 de setembro e que causou polêmica. Pelo decreto, o torcedor que doar sangue voluntariamente recebe um ingresso para assistir ao jogo do seu time de futebol. A intenção é aumentar os bancos de sangue dos hospitais. Mas para o Hemorio, que ficou responsável pela coleta, a lei é inconstitucional.

Segundo regulamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), uma lei federal diz que a doação de sangue tem que ser “voluntária, altruísta e não remunerada direta ou indiretamente”, ou seja, não se pode doar sangue em troca de um benefício. Segundo o Hemorio, as pessoas acabam mentindo, na entrevista prévia que é feita antes da coleta, para obter a recompensa.

”O Hospital Pedro Ernesto fechou por falta de sangue. Não é justo que um cidadão para conseguir uma cirurgia tem que conseguir doador de sangue. Eu criei uma campanha institucional que incentiva o doador de sangue. É pelo ato de solidariedade.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!