Últimas notícias

Escola Pública de Trânsito vai garantir CNH gratuita para candidatos carentes

Escola Pública de Trânsito
(Foto: Secom PB)

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PB) estará oferecendo, dentro em breve, cursos gratuitos para os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que obedeçam aos critérios de carência determinados por lei. O benefício será garantido pela Escola Pública de Trânsito, que já se encontra em construção nas dependências da sede do órgão, no bairro de Mangabeira.

A implantação da Escola Pública de Trânsito foi determinada por um decreto governamental publicado no Diário Oficial do dia 16 de outubro. Caberá à escola a formação dos candidatos à CNH, bem como a realização de cursos de capacitação e reciclagem. As funções da Escola Pública de Trânsito são bem mais amplas e envolvem ações educativas e atividades permanentes de pesquisa, sobretudo o que envolve o Sistema Nacional de Trânsito.

Escola Pública de Trânsito
(Foto: Secom PB)

Segundo o diretor de Engenharia de Trânsito do Detran, Cristóvão Amaro, o quadro docente será composto por servidores do próprio órgão, que atualmente estão lotados em outros setores, a exemplo da Divisão de Educação para o Trânsito.

Antes mesmo da conclusão da sede, o Detran já adquiriu veículos que serão colocados à disposição da Escola Pública de Trânsito. Nesta sexta-feira, foram apresentados 2 veículos e 2 motocicletas que serão utilizados pelos alunos durante as aulas práticas.

Mais chances de inclusão no mercado de trabalho

Para a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito, Francisca Leite, a implantação da Escola Pública de Trânsito é uma reivindicação antiga e que vai beneficiar principalmente candidatos carentes que, através do acesso à Carteira de Nacional de Habilitação, terão mais chances de inclusão no mercado de trabalho. Ela lembrou que, ao oferecer cursos de formação, capacitação e reciclagem para os motoristas paraibanos, o Detran dá um passo importante na construção de um trânsito melhor e mais humano.

Reboque vai evitar pagamento de taxas por veículos apreendidos

Outra novidade foi a aquisição de um caminhão do tipo reboque para transportar os veículos apreendidos durante as ‘blitzen’. O caminhão plataforma ficará à disposição da Divisão de Policiamento de Trânsito, evitando que os proprietários de veículos apreendidos durante as fiscalizações paguem a taxa de reboque. Até então, o reboque era feito por empresas privadas que cobram cerca de 60 reais para transportar carros e motos para o pátio da Companhia de Policiamento de Trânsito ( CPTran).

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!