Últimas notícias

Só podia ser no Brasil: Pizzaria Senado, onde tudo acaba em pizza


Em um canto de superquadra da Asa Norte de Brasília, existe uma pizzaria que tinha tudo para ser mais uma na multidão de estabelecimentos comerciais. Modesta, espremida entre um restaurante por quilo e uma loja de nutrição esportiva, fica a cerca de 500 metros do campus da Universidade de Brasília (UnB) – mais adiante, aliás, um bar é conhecido pela aglomeração dos universitários, clientes potenciais à procura de uma boa calabresa.

Mas voltemos à pizzaria, cercada pelo ambiente acadêmico de uma das principais universidades do país – atmosfera que o ex-senador Darcy Ribeiro (1922-1997) tão bem conhecia. O saudoso antropólogo só não poderia imaginar que, ali tão próximo ao palco de históricos levantes de insurreição contra a ditadura, seria aberta uma pizzaria com um slogan que, embora clichê, tão bem representa o espírito de indignação do brasileiro com a política: “Aqui tudo acaba em pizza”.

Nos chamados “anos de chumbo” da ditadura, quando Brasília vivia seus primeiros anos de capital e a UnB se tornou foco de resistência do livre pensar, Darcy Ribeiro sequer poderia pensar em comer a iguaria num lugar chamado Senado Pizzaria. “Eu já estaria preso”, diz o estudante de engenharia de redes da UnB Moysés Lacerda, 24 anos, um dos donos do estabelecimento em cujo cardápio a pizza de muçarela é corretamente grafada com cedilha. “Perguntam pra gente: ‘vocês são burrão?’”, diverte-se o microempresário.

No entardecer da última quinta-feira (5), o Congresso em Foco quis conhecer um pouco mais daquele pedaço da quadra 408 Norte que fica muito próximo à Colina, lar de professores da UnB onde nomes como Renato Russo (Legião Urbana) e Dinho Ouro Preto (Capital Inicial) agitavam a cena política e cultural brasiliense. Ao sabor de uma portuguesa brotinho (paga pelo repórter, que fique claro), a reportagem verificou que na recém-nascida Pizzaria Senado, com seus quatro meses de funcionamento, a liberdade dos clientes-estudantes em nada lembra o engajamento em épocas do militarismo.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!