Últimas notícias

PB participa de pesquisa do MS e Fiocruz sobre mortalidade infantil




A Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizam, a partir desta terça-feira (25), um levantamento sobre mortalidade em crianças menores de um ano de idade, em quatro municípios da Paraíba.

A pesquisa ‘Condições de nascimento, de assistência ao parto e aos menores de um ano em uma amostra de municípios de médio e pequeno porte nas regiões Norte, Nordeste do Brasil e no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais’ deverá ser concluída em 12 dias.

Foram escolhidos por amostragem na Paraíba os municípios de Pirpirituba, Logradouro, Itatuba e Pombal. Segundo a coordenadora da pesquisa de campo, Sônia Bittencourt, serão visitadas 36 famílias que registraram óbito em crianças com menos de um ano de idade, no ano 2008.

“Vai ser aplicado um questionário domiciliar para as mães de casos e controles. A unidade hospitalar também será visitada e terá sua estrutura avaliada”, explicou Sônia Bittencourt sobre um dos instrumentos utilizados no trabalho.

A pesquisa, que tem o apoio logístico da SES, vai ser acompanhada pela supervisora de Ações e Análises Epidemiológicas da Secretaria de Estado da Saúde, Ângela Pontes de Aquino. “A importância dessa pesquisa é que ela vai dar um subsídio para trabalharmos com os dados reais. Com isso, poderemos ter uma dimensão das ações e assistência que precisam ser planejadas”, acrescentou.

Pesquisa – Já foram realizadas as entrevistas nos estados do Ceará, Alagoas, Sergipe, Roraima e Tocantins. Atualmente, os trabalhos estão sendo feitos no Maranhão, Pará, Amazonas e Paraíba.

Ao todo, vão ser pesquisados 75 municípios de até 200.000 habitantes, localizados nas regiões Norte, Nordeste e no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais. O trabalho faz parte do projeto ‘Estimação da cobertura dos sistemas de informações sobre nascidos vivos (Sinasc) e sobre mortalidade (SIM) e da mortalidade infantil por unidade da Federação, 2008’.

POSTADA POR ANA MARIA GOMES.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!