Últimas notícias

Mosca estéril produzida em laboratório ajuda a preservar frutas no Brasil


Além dos frequentes problemas enfrentados pela irregularidade dos níveis de chuva ao longo do ano, produtores de frutas do semiárido brasileiro, especificamente da região do vale do São Francisco (maior polo exportador do produto no país), tinham prejuízos enorme pela infestação da mosca-da-fruta, que ataca os frutos e os deixa impróprios para o consumo e comercialização.

Para acabar com isso, pesquisadores, cientistas e professores passaram a usar um sistema chamado Moscamed, coordenado por uma empresa de mesmo nome, que produz em laboratório grande quantidade de machos estéreis da mosca-da-fruta. A partir de um sistema de GPS (localização por satélite) que estima a quantidade de fêmeas, os pesquisadores desenvolvem a população de machos estéreis e solta os bichos para que eles fecundem as fêmeas.

Depois, quando elas depositam seus ovos nas frutas, não acontece o nascimento de larvas que geram outras moscas. Geralmente, essa larva penetra na fruta e se alimenta de sua polpa, tornando-a imprópria.

Postada por Ana Maria Gomes.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!