Últimas notícias

Hospital de Trauma alerta para cuidados com acidentes domésticos



O Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa atendeu no mês de junho a um total de 1.035 pacientes menores de 12 anos. Boa parte deles foi vítima de acidentes domésticos e se machucou com quedas, tomadas elétricas, manuseio de produtos químicos e líquidos quentes. Em maio, a instituição registrou outros 1.084 casos também envolvendo crianças. Desatenção dos pais e falta de cuidados simples são apontadas como as principais causas pelas ocorrências.

Apesar de ser local de proteção e aconchego, a casa pode esconder perigos que ameaçam principalmente os mais indefesos. É que, devido à ausência de maturidade, as crianças são as mais vulneráveis a se envolver em situação de perigo. Panelas no fogo, pontas de mesa, tomadas elétricas e baldes com água são exemplos de verdadeiras “armadilhas domésticas” para os pequeninos.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de seis mil brasileiros menores de 12 anos morrem e outros 140 mil são internados todos os anos após sofrer acidentes.
Dicas e cuidados que devemos ter:
Ratos e baratos realmente são uma peste. Muitas donas de casa costumam comprar veneno e espalhar pela casa para matá-los. Porém, muita gente ignora os cuidados essenciais e coloca os produtos em qualquer lugar. No entanto, é bom lembrar que as armadilhas não devem atingir os inocentes. Os venenos devem ser postos em locais de difícil acesso, sem que as crianças tenham qualquer contato. O mesmo veneno que mata ratos também pode matar os filhos. Por isso, todo cuidado é pouco.

Proteja janelas com telas e grades. As piscinas devem ter redes apropriadas ou ser cercadas;

As tomadas devem ser protegidas e a fiação elétrica não pode ficar exposta em locais onde circulem crianças;

Remédios, produtos de limpeza, material inflamável, devem ficar longe do alcance das crianças e nunca devem ser guardados em recipientes de refrigerantes ou similares;

Afaste a criança de água ou alimentos muito quentes, e de qualquer situação onde exista risco de fogo e chama;

Mantenha cabos das panelas virados em direção à tampa do fogão. Crianças podem puxar os cabos e derrubar sobre si a o caldo quente da comida.

Não deixe brinquedos pequenos nem moedas ao alcance das crianças. Elas podem engolir as peças e morrer por asfixia.

Não dê chicletes às crianças. Há o risco delas engolirem a borracha e ter complicações gástricas.

Não deixe crianças sozinhas na banheira ou piscina; cuidado com os baldes com água;Use a cadeirinha de segurança em todas as viagens, desde a saída da maternidade. Bebês devem viajar em cadeirinhas de segurança (bebê-conforto) instaladas de costas para o movimento do veículo, até completarem um ano de idade e pesarem pelo menos 9 Kg. Nunca coloque a criança no banco da frente de um carro.
Da redação a jornalista Ana Maria Gomes.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!