Últimas notícias

PB sedia abertura oficial da Chamada Neonatal, no Dia D contra a Pólio





Neste sábado (12), Dia D contra a Pólio, o Ministério da Saúde vai lançar, na Paraíba, a Chamada Neonatal – um estudo que vai acontecer simultaneamente em 256 municípios de 17 Estados do Nordeste e da Amazônia Legal, para avaliar a saúde dos bebês menores de um ano e das suas mães. O lançamento da pesquisa acontecerá durante a abertura da Campanha de Vacinação Infantil.
Na Paraíba, irão participar da Chamada Neonatal 21 municípios, através de um questionário que será aplicado com as mães, que levarem seus filhos aos postos de vacinação. Das 1.007 unidades de saúde distribuídas no Estado, 98 terão equipes especiais formadas por 395 voluntários para fazer a pesquisa, nos municípios de João Pessoa (30 postos), Campina Grande (30), Alagoa Grande (2), Alhandra (2), Areia (2), Bayeux (2), Cabedelo (2), Cajazeiras (2), Esperança (2), Guarabira (2), Itabaiana (2), Juazeirinho (2), Mamanguape (2), Monteiro (2), Patos (2), Princesa Isabel (2), Queimadas (2), Santa Rita (2), Sapé (2), Sousa (2) e Taperoá (2).
No municipio de Conde, muitas crianças já foram vacinadas contra pólio, desde de quarta feira ontem dia 10 de maio, os postos de saúde, PSF e tambem os agentes de saúde que fazem visitas nas casas acompanhados de enfermeiros, andaram vacindo as crianças em casa. Que trabalheira em, mas as crianças merecem!
Você sabia que:
A poliomielite é uma doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus (sorotipos 1, 2 e 3). É mais comum em crianças ("paralisia infantil"), mas também ocorre em adultos. A transmissão do poliovírus "selvagem" pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação fecal deágua e alimentos.
E para que seu filho se livre dela, o negócio é vacinar.
Da redação a jornalista Ana Maria Gomes.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!