Últimas notícias

Biodiesel deverá ser fator chave da nova safra de soja no Brasil


SÃO PAULO (Reuters) - A maior mistura de biodiesel no diesel, um componente chave para o aumento na demanda por soja no Brasil já em 2010, poderá ganhar ainda mais importância para o mercado na próxima temporada, especialmente se o Brasil não conseguir repetir a extraordinária safra obtida em 2009/10.

Neste ano, o país colheu um recorde de 68,7 milhões de toneladas de soja, matéria-prima que responde por 85 por cento da produção nacional de biodiesel. O Brasil contou com chuvas abundantes sob influência do El Niño para ver sua colheita saltar mais de 10 milhões de toneladas ante a safra passada.

Isso de certa forma atenuou o impacto da demanda adicional de 740 mil toneladas de óleo (ou 4 milhões de toneladas de soja) gerada com a mudança do B3/B4 que vigorou respectivamente em cada metade de 2009 para o B5 em 2010 (mistura de 5 por cento de biodiesel no diesel), em meio à forte busca de importadores pelo grão brasileiro.

Mas para o ano que vem, mesmo que o B5 se mantenha, como indica o governo, o mercado pode ficar mais apertado, pois já se fala em redução do plantio no principal Estado produtor de soja, o Mato Grosso --o país é dependente do grão para o biodiesel, com a produção de matérias-primas alternativas com maior conteúdo de óleo, como a palma, ainda apenas no início.

Da redação a Jornalista Ana Maria Gomes.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!